| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

1953

Page history last edited by PBworks 15 years, 10 months ago

Por Marina Lang 

 

1953. O fim das Grandes Guerras deixa o mundo mergulhado na desilusão – e no homem à procura de si mesmo. Há dez anos exatos o filósofo francês Jean-Paul Sartre já conclamara a liberdade por meio da consciência, e apontara para o indivíduo enquanto construtor do seu próprio destino; a fome, as guerras, Deus e o Diabo não assustam mais. A franca discordância entre ele e Albert Camus se solidificava, enquanto o primeiro ignorava as atrocidades dos campos soviéticos, também conhecidos como Gulags, e do fuzilamento de trabalhadores alemães em Berlim, justamente em 1953; e Camus, por sua vez, agia com abnegação em relação ao colonialismo francês de atrocidades na Indochina e, posteriormente, na Argélia.

Alheia aos conflitos europeus, a América celebra a época em que a escassez é francamente substituída pela fartura. O fim do racionamento faz com que todos os produtos até então dispensáveis surjam a todo o vapor: grandes grifes surgem para fazer a alta costura prosperar, e a indústria de cosméticos cresce vertiginosamente. A silhueta acinturada, feminina, e maquiagens como rímel, delineador e batom aparecem nas divas do cinema. A difusão do american-way-of-life está nas telas, na imprensa, nas ruas, nos países periféricos. O dinheiro é a regra e, nos anos seguintes, os músicos brancos serão os seus profetas.

No Sul e no Norte dos EUA, onde a alienação às grandes metrópoles sempre foi característica, negros e caipiras faziam bailes ou botecavam em porões com instrumentos originários das celebrações cristãs das igrejas. O jazz já acontecia naquela sinestesia de som, atitude, corpo e alma. Algo que vai além da articulação das palavras, ou, nas palavras de Louis Armstrong, "se você precisa perguntar, então nunca vai saber". O jovem Clifford Brown compõe a belíssima "Easy Living" aos 22 anos, e morre por uma estupidez da vida três anos depois disso. As grandes cantoras negras como Big Mama Thornton alçam o blues às grandes paradas de sucesso. Fats Domino e Billy Ward & The Dominoes mesclam o gospel com a irreverência e bom-humor do sul dos EUA. O cowboy autêntico e pré-punk Hank Willians mostra seu western soul com todo o estilo no ano em que viria a morrer. Os grandes músicos nem tão famosos assim, como Joe Turner ou Earl Johnson, já dão os elementos essenciais daquilo que, mais tarde, se convencionaria como rock'n'roll. Bill Halley & His Comets mostram que leram toda a cartilha, e lançam seus primeiros hits.

No Brasil, o samba, o samba de marcha e o choro marcam a rítmica e a poesia das cidades. Isaurinha Garcia (que não entrou na coleta por estar em uma fase MUITO dor-de-cotovelo), ainda encanta como intérprete em 1953. O lendário Vadico, maloqueiro e parceiro de Noel Rosa e compositor dos desenhos do Zé Carioca na Disney, monta sua banda Os Copacabana (sic), e compõe peças primorosas. Heitor Villa-Lobos se reestabelecia de um câncer e compunha vigorosamente – também não entrou na lista, infelizmente.

Demorei um pouco para entregar e tudo, devido ao excesso de pressões no trabalho. Tomei a liberdade de repetir alguns artistas, uma vez que as gravações são jóias raras do r'n'b época. Na realidade, só comecei a montar a coleta na terça-feira, aos poucos. E ficou isso, samba-choro-jazz-soul-blues-rock. A capa foi feita em Paintbrush, porque não tenho Photoshop instalado no notebook ainda. Pra próxima, já vou ter. Enjoy it.

 

http://www.mediafire.com/?zhhbfmm31dh

 

01 – Carmen Costa e Colé – Cachaça

02 – Clifford Brown – Easy Living

03 – Dircinha Batista – Máscara na Face

04 – Os Copacabana – A little more of your amor

05 – Dinah Washington – Feel Like I Wanna Cry

06 – Miles Davis – Miles Ahead

07 – Rosco Gordon – Wise To You Baby

08 – Hank Willians – Your Cheatin' Heart

09 – Bill Halley & His Comets – Crazy man, Crazy

10 – Billy Ward & The Dominoes – These Foolish Things

11 – Big Mama Thornton – Hound Dog

12 – Earl Johnson – Beggin' At Your Mercy

13 – Fats Domino – Mardis Gras In New Orleans

14 – Joe Turner – Honey Hush

15 – Joe Turner & His Blue Kings – TV Mama

16 – Billy Ward & The Dominoes – Can't do Sixty No More

17 – Earl Johnson – Have You Gone Crazy

18 – Bill Halley & His Comets – Fractured

19 – Joe Turner & His Blue Kings – Oke-She-Moke-She-Bop

20 – Joe Turner – Crawdad Hole

 

Comments (1)

rafa said

at 4:37 pm on Jun 29, 2008

respeitei.

You don't have permission to comment on this page.